quarta-feira, 6 de maio de 2009

AS CAIXAS FOTOGRÁFICAS COM FURO DE AGULHA
E OS FOTOGRAMAS

FOTOGRAFIA COM CÂMARAS SEM LENTE, FOTOGRAFAR COM A LUZ


O mundo visual assenta em três factores: a fonte visual, a luz e a visão.

A Fotografia está ao alcance de todos. Antes de mais a Fotografia é obra de quem a faz e não da máquina fotográfica; por isso deve ser encarada como um jogo criativo. Convencionalmente a fotografia é uma maneira de retratar a realidade, mas também é possível usá-la como uma intenção expressiva. A par da técnica fotográfica, que como vamos ver, pode ser muito simples, surge o factor de comunicação pelas ideias; daí a relevância deste meio de comunicação.

O maior valor da fotografia e deste tipo de experiências, reside nas descobertas dos alunos, aprendendo a ver, a descobrir, a observar a forma das coisas, fixando-as como imagens. Apesar deste conteúdo fazer parte do programa da disciplina de EVT ( Conteúdo: Fotografia - TÉCNICAS E PRODUTOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL) podendo, também, ser desenvolvido e usado em unidades de trabalho, como : Comunicação, Luz e Cor, Espaço, Forma, Comunidade, Movimento...ou ainda como conteúdo específico, não é normalmente abordado por falta de condições logísticas, como câmara-escura, ou também por ser uma unidade de trabalho pouco divulgada, encontrando assim alguma resistência, talvez por falta de conhecimento e domínio técnico. Contudo com planificação e método é facilmente realizável, como vamos ver. Proporcionar conhecimentos básicos para uma mais fácil utilização e desenvolvimento desta técnica, dando pistas, e desmistificando a "complexidade" desta unidade de trabalho; improvisando câmaras-escuras e fazendo as próprias caixas fotográficas (sem lente) para poder fotografar, com um mínimo de meios; ensinando a ver, a descobrir, a observar a forma das coisas, a captar o ambiente fixando-o como imagem; é esta a proposta deste trabalho.


Competências a adquirir pelos alunos

. O aluno faz registos fotográficos, compondo os temas, adquirindo noções básicas de fotografia.

. O aluno manipula materiais novos e recursos científicos e químicos na aprendizagem obtendo resultados reais (revelando o papel fotográfico e imprimindo fotografias).
. O aluno comunica usando a linguagem universal da comunicação visual.
. O aluno desenvolve habilidades cognitivas e criativas ao interpretar e resolver problemas tendo como meios, um jogo de processos para a produção de produtos, incentivando a autonomia.



O Princípio fotográfico

Todas as câmaras, das mais sofisticadas às caixas com buraco de agulha, partem dos mesmos princípios elementares; É igual ao olho humano, necessita de luz para ver, passando a luz através da pupila, por um "furo" - a íris - que se torna maior quando há menos luz e que se fecha quando há muita luz.
Na câmara a luz passa por um furo a que se chama - abertura - que se torna maior ou menor através de um - diafragma - que aumenta e diminui esse buraco. A câmara pode também fechar ou tapar toda a entrada de luz através de um - obturador (buraco da agulha). Semelhante ao fechar dos olhos e ver o negro e a abri-los e ver a luz. Com a câmara fotográfica passa-se o mesmo, quando tem pouca luz faz-se uma exposição mais longa ou mais demorada, abrindo o máximo o diafragma, para permitir uma maior entrada de luz .



Câmaras com furo de agulha – Pinhole

O que é a fotografia com as caixas com furo de agulha ?
Pode-se considerar uma fotografia comum nos seus princípios mais básicos, com a diferença que a câmara utilizada não tem nenhuma lente, mas apenas uma muito pequena abertura, que projecta uma imagem sobre um material sensível à luz (película ou papel fotográfico). O furo da caixa funciona como um centro de projecção, focando principalmente o centro da imagem e desfocando ligeiramente os cantos da fotografia (é esta a principal diferença das câmaras comuns com lente), e é todo o material necessário para fotografar o mundo, desenhando com a luz.


O maior fascínio destas caixas fotográficas com furo de agulha está na sua simplicidade absoluta. Assim qualquer um pode fazer a sua câmara.



Deve-se começar por construir uma caixa de luz (de sapatos) pondo ao meio um ecrã de vegetal pouco opaco, ou outro material translúcido, do tipo das bolsas de plástico A4 (não transparente), colado a uma moldura de cartão, para ver a imagem reflectida e invertida. Deve-se cobrir a cabeça e a caixa com um pano de feltro negro, para visualizar bem só a luz projectada dentro da caixa. Esta 1ª caixa também serve para ver qual o melhor ponto de focagem/ distância a que deverá ficar o papel fotográfico do furo, e o tamanho adequado à caixa a usar.











Construção da Pinhole




Publish at Scribd or explore others: How-to-Guides & Manu Business & Law Presentations & Spre Uncategorizable-Unca





Câmara Escura, Revelação e Fotogramas

A Câmara escura
O princípio da câmara escura, para copiar imagens ou paisagens vem desde a antiguidade, onde já era conhecida e usada por filósofos, arquitectos e artistas como meio de projectar e copiar imagens.


Se num local completamente obscurecido,
deixar penetrar um raio de luz do exterior,
através de um orifício com o diâmetro
idêntico ao de um lápis e de seguida, se
colocar uma folha de papel branco,
perpendicular ao orifício e a uns 20 cm de
distância deste, vê-se projectada nessa
folha a imagem invertida da paisagem
exterior.


Fotografar e Câmara-Escura












O Fotograma é uma imagem fotográfica, obtida sem o auxílio de qualquer meio óptico ou câmara.
A imagem conseguida é uma silhueta ou sombras que se formam, entre os objectos colocados sob uma superfície sensível, neste caso o papel fotográfico, e a luz projectada sobre ele. As imagens no papel (depois de revelado) ficam em negativo e do tamanho real. É uma folha ou prova de contacto.

Um bom exemplo do efeito da luz ao produzir um fotograma, é o "queimado" com que o corpo fica na praia, durante o verão, e a diferença do resto do corpo quando despimos o fato de banho. Um fotograma natural…

Fotogramas
PINHOLE PHOTOGRAPHY BERLIN MNC
Outros Links:

6 comentários:

  1. Boa! Ficaste um blog-expert num instante.
    E cá estão alguns vislumbres dos tempos áureos da fotografia na Noronha Feio. Gira a da bancada.
    António

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante! Adoraria abordar a fotografia com os alunos, nunca o fiz.«Assim qualquer um pode fazer a sua câmara». Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa Pedro. Já me deixaste com vontade de construir uma "máquina" pinhole. Grande abraço.

    Manuel Paulo

    ResponderEliminar
  4. boa!! obrigada pela partilha....
    tá óptimo!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Pedro. Acabas de mostrar que é falsa a ideia de que as pessoas em sabática não fazem nada. está optimo.

    ResponderEliminar